-
Arquitetos: Sergi Pons architects
- Área: 250 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está situado num edifício dos anos cinquenta na parte mais alta de Barcelona, com uma planta quadrada e aproximadamente 250 metros quadrados. Os clientes precisavam de um grande número de quartos e banheiros.
Nós redesenhamos um núcleo central na geometria quadrada contendo os elementos de comunicação, de acesso, instalações de água e um pátio interior que fornece luz para a cozinha e a entrada.
Toda a circulação no apartamento acontece em torno deste elemento, passando a partir do espaço mais público para o mais privado de uma forma natural, sem a necessidade de portas. Este núcleo-pátio central é a estrutura essencial do projeto.
A cozinha, o elemento principal do apartamento, é concebida como uma barra branca contínua de sete metros que fornece espaço de trabalho e uma mesa para cafés-da-manhã. Este elemento central é utilizado para integrar os fornos e adega.
O espaço principal, a sala de estar, é dividida em três espaços: sala de estar, sala de jantar e um espaço de trabalho. Existem dois elementos que separam estes espaços, uma biblioteca de madeira e um bar que atua como uma parede de separação.
Madeira de carvalho foi o material escolhido para o núcleo central e portas da sala, enfatizando sua geometria pura e dando calidez ao longo da circulação.
Na cozinha, o piso de concreto cinza contrasta com o calor dos tijolos pintados de branco e os pisos de madeira do novo núcleo central.
A intenção é gerar através de geometrias puras e diferentes texturas dos materiais um número infinito de conexões visuais, espaciais e de transparência.